Casa Aberta

                           CASA ABERTA 

São Pedro do Itabapoana é um bucólico sítio histórico, localizado no Município de Mimoso do Sul-ES. Terra de muitos artistas, principalmente na música raiz e na arte popular. Recebeu da Assembléia Legislativa do Espírito Santo o título “Capital Estadual da Sanfona e da Viola”.

Pensando na revitalização e na ocupação do Sítio Histórico, no ano de 2015 a comunidade de São Pedro do Itabapoana desenvolveu o projeto “Casa Aberta”, pretendendo atrair pessoas e turistas para o charmoso Sítio Histórico. O evento apresenta a cultura local através da produção diversificada de artistas locais que abrem as suas casas e os espaços de cultura.

O “Casa Aberta” permite que muitas pessoas venham conhecer e visitar São pedro do Itabapoana,  e com o olhar voltado para a apreciação do lugar ter uma vivência com a arquitetura preservada, a música, a arte e a gastronomia. O projeto visa contribuir para o fortalecimento do patrimônio cultural e com isso, aumentar o fluxo de visitantes, contribuindo para o desenvolvimento local.

O evento acontece em todos os finais de semana do mês de junho, num cenário com exposições ao vivo  de obras de artes, artesanato, antiguidades, comidas e bebidas, e atrações culturais que revelam a identidade de um povo ligado as suas raízes.

O projeto propõe divulgar e valorizar a cultura local, com ações que expressam as raízes da região valorizando as suas tradições. Tem por principal objetivo buscar atingir o público nos cinco finais de semana do mês de junho, atraídos pela diversidade da programação cultural e artística, com acesso gratuito a todas as atividades da programação, contribuindo assim para a política cultural do Estado do Espírito Santo.

Os moradores abrem as  portas de suas casas de forma mais bonitas e atrativas, apresentam uma exposição do que produz com criatividade e o seu saber fazer, como o artesanato, a gastronomia, a arte popular, a música e o próprio artista, e com isso se sentem valorizados e motivados no universo em que vivem. Cada casa participante é sinalizada com o produto que produz, e as portas abertas é um convite para entrar. O projeto inclui a abertura de aproximadamente 20 espaços com a participação estimada em 30 artistas, cobrindo todo o perímetro do Sítio Histórico, com uma produção diversificada. São cinco finais de semana de extensa programação cultural, onde se pode encontrar artesanatos, bordados, arte popular, literatura, música em diversos segmentos, além  de uma gastronomia variada.

O projeto conta com um publico estimado em 2000 pessoas, que vem a cada ano vendo espaços culturais multiplicados, moradores motivados e casas renovadas, contribuindo assim para a revitalização do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, um berço de arte e cultura que remete parte da história do Estado do Espírito Santo.